terça-feira, 30 de agosto de 2016

ENADE 2012 – Questão 9

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), "uma concentração, em termos de mercado, de cerca de 30% não é nenhum 'bicho de sete cabeças'. Há uma concentração em São Paulo, mas no restante do país a situação é diferente". Segundo a Abras, a participação das vendas das maiores empresas do setor de supermercados no Brasil passou de 40%, em 2009, para 43% em 2010. Embora a concentração avance, ainda está longe da realidade na Europa, onde as cinco maiores redes respondem por 70% a 80% das vendas, destacou a Abras.
PETRY, R. Competição continua mesmo com fusão entre Carrefour e Pão de Açúcar. São Paulo: Agência Estado, 2011 (adaptado).
Considerando o texto, conclui-se, com base na abordagem das forças competitivas de Michael Porter, que:
(    ) Há ampliação de ameaças de novos entrantes quando há aumento na concentração de empresas que participam do setor de supermercados no varejo brasileiro.
(    ) A globalização contribui para a redução do processo de concentração entre as empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro.
(    ) O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos compradores (clientes).
(    ) O processo de concentração entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta o poder de negociação dos fornecedores.
( x ) O processo de aquisição ou fusão entre empresas do setor de supermercados no varejo brasileiro aumenta seu poder de negociação com fornecedores e compradores.


Questão – 00748.

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