terça-feira, 30 de agosto de 2016

ENADE 2012 – Questão 8

Desenvolvimento sustentável significa atender às necessidades das gerações presentes sem impedir que as gerações futuras também o façam. O princípio ético é de que as futuras gerações tenham acesso, pelo menos, ao mesmo nível de capital natural que as gerações predecessoras. Nesse contexto, surge o conceito de produção mais limpa, que busca a eficiência pelo não desperdício, minimização ou não geração de resíduos, eficiência energética e eliminação de impactos à saúde humana e ao ambiente, na obtenção de produtos atóxicos, no uso de reciclagem primária atóxica e na responsabilidade continuada do produtor. Na produção mais limpa, bens são produzidos de forma compatível com o que um ecossistema pode suportar, garantindo- se sustentabilidade e conservação de recursos, com respeito aos padrões de qualidade ambiental. Para que isso ocorra, é imperativo o envolvimento de toda a cadeia produtiva.
Considerando o texto apresentado, avalie as seguintes asserções a respeito da produção de bens e serviços sustentáveis e a relação proposta entre elas:
I - A produtividade dos sistemas de produção em uma economia sustentável é dependente de certificações do tipo produção mais limpa.
PORQUE
II - Uma economia sustentável depende não apenas de processos industriais mais limpos, mas também de produtos sustentáveis, ou seja, o foco da produção deve ser ampliado do gerenciamento de processos para o gerenciamento de produtos ao longo da cadeia produtiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(    ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( x ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(    ) As asserções I e II são proposições falsas.


Questão – 00747.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.