As decisões sobre a localização de
empresas são estratégicas e integram o planejamento global do negócio.
Considerando que o preço de venda da grande maioria dos bens produzidos é
estabelecido pelo mercado, faz-se necessário que as empresas conheçam em
detalhes os custos nos quais incorrerão em determinada localidade. O modelo
padrão “custo-volume-lucro” é útil na decisão de localização. A figura a
seguir apresenta, em um único gráfico, as curvas de custo total versus
quantidade produzida mensalmente para as cidades de Brasília, São Paulo e
Goiânia, as quais foram previamente selecionadas para receber uma nova fábrica
de brinquedos. Sabe-se que a receita total é a mesma para as três localidades e
que a decisão com base no lucro esperado em cada localidade varia com a quantidade
produzida.
A análise do modelo de “custo-volume-lucro” apresentado no gráfico
revela que:
( x ) São Paulo é a localidade que
proporcionará maior lucro para a nova fábrica, se a quantidade mensal a ser
produzida variar entre 5 000 e 10 000 unidades, considerando-se a estrutura de
custos apresentada.
( ) São Paulo é a cidade na
qual deve ser instalada a nova unidade produtiva, se a quantidade a ser
produzida mensalmente for maior que 7 500 unidades, pois, a partir desse volume
de produção, é a localidade que proporcionará maior lucro.
( ) Brasília é a localidade
mais indicada para receber a nova fábrica para volumes de produção mensal
inferiores a 5 000 unidades, pois é a cidade que viabilizará maior lucro.
( ) Goiânia deve receber a
instalação da nova fábrica, se a quantidade produzida mensalmente for superior
a 10 000 unidades, tendo em vista que, nas condições apresentadas, é a cidade
que poder á dar maior lucro.
( ) Tanto Goiânia quanto
Brasília podem receber a nova fábrica, se o objetivo é produzir uma quantidade
mensal exatamente igual a 5000 unidades, considerando que o lucro será o mesmo
nas duas localidades.
Questão – 00212.


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