Vivemos a era da participação e da
sociedade criativa. Para as empresas, isso significa estar mais próximas de
seus clientes, trabalhando de maneira unida com eles, pois os consumidores
ajudarão as corporações a criarem seus novos produtos e iniciativas de marketing. É o conceito da “cocriação”,
afirmou Philip Kotler, professor emérito da cátedra S. C. Johnson de marketing internacional na Kellogg School of Management
Segundo Kotler, ter uma plataforma de
“cocriação” auxilia no melhor desenvolvimento da mensagem publicitária já que,
conforme o professor, no processo tradicional de criação as ideias podem “emperrar” nas agências. “Dividir e
conhecer as sugestões e ideias do público permite mais opções de insights relevantes para a empresa”,
acrescentou Kotler.
O professor, autor da obra “Marketing 3.0", fez durante sua
palestra um breve resumo do modelo que consiste em ouvir os clientes,
satisfazer as suas necessidades, criar as suas aspirações e, ao mesmo tempo,
ajudar o planeta. “A missão do marketing
3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a
sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você criar um caso
de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”, destacou
o especialista.
Adaptado de:
<http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/philip-kotler-propoe-as-empresas-o-conceito-do-marketing-3-0>.
Acesso em: 15 mar. 2015.
Com base na situação descrita acima,
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – Hoje em dia os consumidores
deparam com um vasto universo de produtos, marcas, preços e fornecedores, o que
exigem das empresas uma nova forma de planejar e implementar o marketing. As empresas devem mudar o
foco do produto para o cliente, e desse para valores, criando uma parceria com
os clientes.
PORQUE
II – O foco e a orientação por ouvir
os clientes, permitindo a cocriação, isto é, a participação ativa dos
consumidores, decorrem da necessidade organizacional de estabelecer um elo com
o cliente e promover a sustentabilidade, especialmente em um mundo no qual os
clientes, informados e conscientes, buscam novos valores.
Acerca dessas asserções, assinale a
opção correta.
(
) As asserções I e II são
proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(
) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
(
) A asserção I é uma proposição
falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(
) As asserções I e II são proposições falsas.
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
Questão –
00211.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.