Com o advento da República, a discussão
sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos
Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já
na Primeira República, a expansão da demanda social de propaga com o movimento
da escolanovista. No período getulista, encontram-se as reformas de Francisco
Campos e Gustavo Capanema, no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre
a promulgação da primeira lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961.
É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm
assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em
vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para
o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do
texto constitucional prevê como dever do estado a oferta da educação tanto a
crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à
escolarização cabida.
Nesse
contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A relação
entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da
educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia
no Brasil.
POR QUE
POR QUE
Por meio da
atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e legislativo, no
decorrer do século XX, passou a ser garantido
no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos
que já estavam fora da idade escolar.
A respeito
dessas asserções, assinale a opção correta.
( x ) As duas são proposições
verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) As duas são proposições verdadeiras, mas
a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
( ) A
primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda falsa.
( ) A primeira é uma proposição falsa, e a
segunda verdadeira.
( ) Tanto a primeira quanto a segunda
asserção são proposições falsas.
Questão – 00091.

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