Para Kotler
(2005), o marketing procura
identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las de maneira
lucrativa. Seguindo a linha de pensamento do psicólogo americano Abraham
Maslow, criador da Pirâmide de Maslow (1943), incorporado pelos profissionais de marketing,
os seres humanos possuem vários níveis de necessidades. Maslow dividiu a
pirâmide em diversos níveis, e quanto mais na base da pirâmide está o nível,
mais necessário para sobrevivência são os elementos que o compõe. Por exemplo,
na base estão as necessidades fisiológicas, como a respiração, a comida e a
água. Necessidades básicas para todos os seres humanos.
Assinale a
resposta de acordo com a proposta da Pirâmide de Maslow:
( ) Maslow estabelece que as forças psicológicas
que moldam o comportamento das pessoas são inconscientes e os indivíduos não
coseguem entender.
( ) Para
Maslow a maior parte do comportamento é aprendido, portanto todas as
necessidades estão relacionadas com o histórico cultural do indivíduo.
( ) Maslow divide as motivações de consumo em
3 níveis: as motivações de associação (necessidade de se ajustar a grupos de
referência); motivação de poder (quando o consumidor busca controlar o ambiente
à sua volta); e motivação de singularidade (centradas na afirmação da
identidade do consumidor).
( x ) Para Maslow os seres humanos
procuram primeiro satisfazer sua necessidades básicas antes de buscar satisfazer
níveis mais elaborados de necessidades, como : segurança, status, amizade ou autorrealização.
( ) Maslow divide as necessidades humanas em “utilitárias”,
isto é, aquelas que enfatizam atributos tangíveis e objetivos das ofertas e em
necessidades “hedônicas”, que são subjetivas e próprias da experiência, além dos
aspectos funcionais das ofertas.
Questão – 00007.

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