quarta-feira, 27 de maio de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 5 – Questão - 6.

O franchising permite que o franqueador aumente sua base de atuação com maior intensidade do que seria possível se dependesse apenas de recursos próprios para instalar, operar e gerir novas unidades. O fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os estadunienses denominam O.P.M. (“other peoples’s money” ou seja “o dinheiro dos outros”) , situação em que os franqueados bancam os custos de implantação, operação e gestão das respectivas unidades. Em segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o franqueador recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes que sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes geridas pelos próprios franqueados.
  Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar em mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seu recursos próprios, sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com a presença física e o conhecimento do franqueado sobre os hábitos e a cultura da região onde vive e trabalha.
A figura a seguir representa a matriz de componentes do vetor de crescimento, também conhecida como matriz produtos e mercados, de Igor Ansoff.


   Suponha que uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje ampliar negócios sem modificar os princípios negociais habitualmente praticados. A partir do texto e dos quatro quadrantes da matriz de componentes do vetor de crescimento apresentada acima, qual das alternativas de crescimento seria mais pertinente ao caso?
(    ) Desenvolvimento de mercado e diversificação.
(    ) Penetração de mercado e diversificação.
(    ) Penetração de mercado e desenvolvimento de produto.
( x ) Penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
(    ) Desenvolvimento de produto e diversificação.


Questão – 00068.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.