O franchising permite que o franqueador
aumente sua base de atuação com maior intensidade do que seria possível se
dependesse apenas de recursos próprios para instalar, operar e gerir novas
unidades. O fenômeno ocorre porque o franqueador faz uso daquilo que os
estadunienses denominam O.P.M. (“other
peoples’s money” ou seja “o dinheiro
dos outros”) , situação em que os franqueados bancam os custos de
implantação, operação e gestão das respectivas unidades. Em segundo lugar, o franchising reduz a necessidade de o
franqueador recrutar, selecionar e contratar pessoal, em particular gerentes
que sejam capazes de administrar essas novas unidades, muitas vezes geridas
pelos próprios franqueados.
Por meio do franchising, o franqueador pode, adicionalmente, ingressar em
mercados nos quais dificilmente entraria se dependesse de seu recursos próprios,
sejam financeiros ou humanos. Para isso, conta com a presença física e o
conhecimento do franqueado sobre os hábitos e a cultura da região onde vive e
trabalha.
A figura a seguir representa a matriz de
componentes do vetor de crescimento, também conhecida como matriz produtos e
mercados, de Igor Ansoff.
Suponha que
uma empresa franqueadora do setor de lanchonetes deseje ampliar negócios sem
modificar os princípios negociais habitualmente praticados. A partir do texto e
dos quatro quadrantes da matriz de componentes do vetor de crescimento
apresentada acima, qual das alternativas de crescimento seria mais pertinente
ao caso?
( ) Desenvolvimento de mercado e
diversificação.
( ) Penetração de mercado e diversificação.
( )
Penetração de mercado e desenvolvimento de produto.
( x ) Penetração de mercado e
desenvolvimento de mercado.
( ) Desenvolvimento de produto e
diversificação.
Questão – 00068.


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