sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 25 – Questão – 4.

O primeiro produto com a cara da nova gestão, anunciado nesta terça por Zeinal Bava, é o Oi Galera, que será lançado na próxima sexta, 13. Trata-se de um plano agressivo de pré-pago, focado no público jovem (18 a 25 anos). A opção por um plano desenhado para esse público partiu da constatação, segundo Bava, de que havia uma forte identificação da marca Oi com este segmento. O desenho do plano também foi feito a partir de contribuições de pessoas dessa faixa etária. A diferença é que a Oi recorreu ao seu próprio pessoal, buscando ouvir seus colaboradores que têm esse perfil etário sobre seus hábitos de uso, necessidades e expectativas.
A Oi baseará o crescimento do Oi Galera na distribuição de chips em ações promocionais (começando com o Rock in Rio, onde serão distribuídos 30 mil chips), interação via Face book e Twitter no modelo "member get member" e pelo site, onde será oferecida a opção de cadastro para interessados. A restrição de segmento garante à Oi que não haverá um fluxo descontrolado de clientes para o plano. Quem estiver fora da faixa etária pode entrar, por exemplo, mediante pagamento de uma taxa. Na questão do atendimento, a Oi também segmentou uma parte de sua equipe de call center e de resposta a redes sociais para atender apenas ao Oi Galera, com a mesma faixa etária e linguagem.
A Oi não se mostra preocupada com a baixa rentabilidade que planos pré-pagos costumam ter. A aposta da Oi é que o menor custo de aquisição, a fidelidade do cliente e, sobretudo, a escala de um produto agressivo garantirá as margens.
Disponível em:<http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/oi-passa-a-focar-em-jovens-e-no-pre-pago-no-segmento-movel>. Acesso em: 14 mar. 2015. Adaptada.

Considerando o texto a acima que para a definição de uma estratégia, é imprescindível que ela esteja em consonância com os produtos, mercados e clientes, além de integrada ao contexto dos negócios da organização. Havendo a interação desses elementos, a organização se tornará competitiva.
Analise as afirmativas e assinale a que está correta, com o nome do método utilizado para enfrentar a competição dos concorrentes, e os aspectos em que tal método se baseia.
(    ) Diferenciação: produtos e serviços com custos superiores ao da concorrência, porque são diferentes, utilizando qualidade e inovação como fatores fundamentais.
(    ) Liderança em custos: produtos e serviços diferenciados de seus concorrentes por serem mais caros e com valor agregado mais alto.
(    ) Marketing de massa: oferecer produtos e serviços diferenciados pelo design e estilo, em que a flexibilidade e a velocidade são fundamentais.
(    ) Segmentação por cliente: processo de construir, manter e usar bancos de dados de clientes, com a finalidade de contatar, negociar e construir relacionamentos.
( x ) Foco: a empresa se concentra em um ou mais segmentos de mercados de mercado, o que a faz conhecer intimamente esses segmentos e buscar a liderança em custos ou a diferenciação dentro do segmento- alvo.


Questão – 00471.

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