A cultura legítima, referendada pelos exames e diplomas, vem a ser aquela pertencente às classes privilegiadas. Logo, para os filhos de camponeses, de operários, de empregados ou de pequenos comerciantes, a cultura escolar é aculturação.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron:
( ) Ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
( ) Utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
( ) Enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.
( ) Apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
( x ) Sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
Questão – 00313.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1964, p. 37 (com adaptações).
No fragmento acima, Bourdieu e Passeron:
( ) Ressaltam a centralidade e importância da cultura na sociedade contemporânea.
( ) Utilizam o conceito de aculturação como sinônimo do conceito de socialização.
( ) Enfatizam a importância da instituição escolar, que, com seus exames e diplomas, contribui para a manutenção da cultura.
( ) Apontam para o fato de que a cultura legítima de uma sociedade é aquela que tem origem nas classes populares, especialmente entre os não escolarizados.
( x ) Sinalizam que, em uma mesma sociedade, existem diversas culturas, que são desigualmente valoradas em função dos recortes de classe social.
Questão – 00313.
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