sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ENEM 2013 – Caderno Cinza – 2º Dia – Questão 50

Meu povo, meu poema
Meu povo e meu poema crescem juntos
Como cresce no fruto
A árvore nova
No povo meu poema vai nascendo
Como no canavial
Nasce verde o açúca
No povo meu poema está maduro
Como o sol
Na garganta do futuro
Meu povo em meu poema
Se reflete
Como espiga se funde em terra fértil
Ao povo seu poema aqui devolvo
Menos como quem canta
Do que planta
FERREIRA GULLAR. Toda poesia. José Olympio: Rio de Janeiro, 2000.
O texto Meu povo, meu poema, de Ferreira Gullar, foi escrito na década de 1970. Nele, o diálogo com o contexto sociopolítico em que se insere expressa uma voz poética que
(   ) Precisa do povo para produzir seu texto, mas se esquiva de enfrentar as desigualdades sociais.
(   ) Dilui a importância das contingências políticas e sociais na construção de seu universo poético.
(   ) Associa o engajamento político à grandeza do fazer poético, fator de superação da alienação do povo.
(   ) Afirma que a poesia depende do povo, mas esse nem sempre vê a importância daquela nas lutas de classe.
( x ) Reconhece, na identidade entre o povo e a poesia, uma etapa de seu fortalecimento humano e social.


Questão – 00873.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.