terça-feira, 30 de agosto de 2016

ENADE 2012 – Questão 5

Grande parte das atividades de organizações empresariais é sujeita a regulamentação estatal, a exemplo das demonstrações financeiras de empresas de capital aberto e das especificações de produtos definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além da regulamentação estatal, há setores que utilizam mecanismos de autorregulamentação, como o setor de comunicação publicitária, que se orienta por definições do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). Esse Conselho analisa o componente ético das atividades do setor, com base no seu código de ética e em resoluções próprias. Não trata, porém, de todas as questões do campo. Por exemplo, questões de propaganda política são analisadas pelos tribunais eleitorais. Há, também, iniciativas de autorregulamentação em setores como o bancário e o de mídia impressa e eletrônica.
Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A autorregulamentação é uma alternativa adicional de controle sobre possíveis desvios éticos entre organizações dos setores que a adotam.
PORQUE
II - Executivos de empresas de setores autorregulamentados atuam em um ambiente ético bem estruturado, o que permite que se desprendam das regulamentações externas oriundas de agências governamentais, já que têm as referências setoriais como base para a análise ética de suas decisões.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
( x ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(    ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(    ) As asserções I e II são proposições falsas.


Questão – 00744.

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