terça-feira, 30 de agosto de 2016

ENADE 2012 – Questão 1

O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. "Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa", explicou o diretor do CERN. "Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor." CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, p. A22, 08/07/2012 (adaptado).
Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.
PORQUE
II - O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( x ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
(    ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
(    ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
(    ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(    ) As asserções I e II são proposições falsas.


Questão – 00740.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.