sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Administração Geral - Lista 08 – Questão 10

Nos últimos anos, uma série de mudanças no mundo das organizações e do trabalho. No bojo dessas mudanças podemos observar um movimento crescente de envolvimento das pessoas com o seu trabalho e a vida profissional. A palavra de ordem é o comprometimento organizacional, uma variável que ganha importância nos estudos da psicologia organizacional nos anos 80, auge do movimento de globalização e liberalização da economia. Tais estudos se situam no âmbito do comportamento humano no trabalho, mais especificamente em uma subárea denominada “atitudes em relação ao trabalho” e constituem-se em tecnologias gerenciais para lidar com o elemento humano nas organizações.
Com base no texto acima podemos afirmar que:
(    ) Comprometimento Organizacional é a força relativa da identificação e envolvimento de um indivíduo com uma organização privada já que na Instituição pública, tal nível de comprometimento não se faz necessário.
(    ) Tal forma de comprometimento trata-se de um laço psicológico entre pessoas e organizações, uma espécie de contrato psicológico, a crença individual num acordo de troca recíproca entre a pessoa e a organização, que corresponde, necessariamente, ao assumido pelo empregador.
( x ) Podemos conceituar comprometimento como engajamento, agregação, envolvimento, sentimentos ou reações afetivas positivas, tais como lealdade em relação a algo, propensão a agir ou a se comportar de determinada forma.
(    ) Dentre os vários tipos de comprometimento descritos na literatura, destacamos aqui o comprometimento afetivo definido como: A força relativa da identificação em que nem sempre, há um genuíno envolvimento com os objetivos e valores da organização em que alguém trabalha. E tais sentimentos de orgulho, autoestima e desejo de afiliação podem ocorrer ou não.
(    ) Os autores consideram quatro características que são comuns aos indivíduos comprometidos com suas organizações 1) Despreocupação com os objetivos e valores da organização; 2) Não envolvimento com o papel organizacional no contexto desses objetivos e valores; 3) Desejo de permanecer na organização por um curto período para o alcance dos objetivos e valores e depois deixar a mesma; 4) Prontidão para exercer esforços para o alcance dos objetivos e valores.


Questão – 00709.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.