sábado, 5 de setembro de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 24 – Questão – 4.

Montaigne(1553-1572) procurou não se espantar em demais com os costumes dos Tupinambás, de quem teve notícias e chegou mesmo a ter contato com três dele em Ruão,"Não me parece excessivo julgar tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo aos cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos, mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos." E terminou, ironicamente, após descrever diversos costumes daqueles índios Tupi. "Tudo isso é interessante, mas, que diabo, essa gente não usa calças." (Roque de Barros Laraia, 2014).

Leia com muita atenção e marque a opção CORRETA.
(    ) Montaigne afirma que não vê nada de bárbaro no ou selvagem no que diz a respeito deles, porque os índios são inocentes.
(    ) Montaigne afirma não haver nada de bárbaro ou selvagem no que diz a respeito dos índios, visto que eles o fazem em nome de uma divindade.
(    ) Montaigne afirma que não vê nada de bárbaro ou selvagem no que diz a respeito deles, visto que tudo o que praticam são para evitar que sejam dominados por outras tribos.
(    ) Montaigne era cristão e, por isso, não achava normal a modalidade de vida dos índios.
( x ) Montaigne afirmava não ver nada de bárbaro ou selvagem no que diz a respeito deles, porque, na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.


Questão – 00463.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.