quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Desafio Nota Máxima – Questão 18 Simulado 2.

O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa trabalho no Brasil e em três cidades brasileiras.

Com base nos dados apresentados e considerado a distribuição da população trabalhadora nas cidades e as políticas publicas direcionadas a mobilidade urbana, avalie as seguintes afirmações a seguir:
I – A distribuição das pessoas por faixa de tempo de deslocamento casa trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro e próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na média brasileira.
II – Nas metrópoles em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizado nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou de periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte.
III – As políticas públicas referentes a transportes urbanos, como por exemplo, Bilhete Único e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ao serem implementados, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa trabalho e o custo do transporte.

É correto o que se afirma em:
(    ) II e III apenas.
( x ) I, II e III.
(    ) I apenas.
(    ) III apenas.
(    ) I e II apenas.


Questão – 00433.

2 comentários:

  1. Qual a justificativa para essa resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A I basta olhar e analisar a tabela, as demais é um questão de análise mesmo do que é proposto no texto, afinal na II é verídico que o tempo de deslocamento é maior porque nas grandes metrópoles as periferias são mais distantes do centro onde estão concentrados a maioria dos postos de trabalho. Já quanto as políticas públicas da III, sim, é óbvio que ao serem implementadas contribuem para redução desse deslocamento oferecendo maiores opções de deslocamento, desafogando ligeiramente outros meios de transporte.

      Excluir

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.