quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Desafio Nota Máxima – Questão 06 Simulado 2.

Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: . Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de participação de mercado.

Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
(    ) Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
(    ) Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
(    ) Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
(    ) Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
( x ) Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento. 


Questão – 00421.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.