domingo, 5 de julho de 2015

Ética e Relações Humanas no Trabalho – Aula Tema 8 – Questão 3.

Em média, morre um trabalhador nos estaleiros a cada semana, e um trabalhador se fere a cada dia. Parece que ninguém se incomoda muito. É fácil substituir operários, para os donos dos estaleiros; quando um trabalhador se fere, há dez dispostos a substituí­lo. O governo recolhe impostos e finge que não vê, diz Muhammad Shahin, dirigente do Young Power in Social Action (YPSA), um grupo de ativistas. (VIDAL, John. Os riscos nos estaleiros de desmonte de Bangladesh.
(Folha.com, 10 maio 2012. Disponível em: <estaleiros­de­desmonte­de­bangladesh.shtml>. Acesso em: 29 nov. 2014).

O texto apresentado é um recorte da reportagem, publicada na Folha.com, sobre o desmanche de navios na praia de Bangladesh.
Ao analisarmos as questões éticas envolvidas no contexto, podemos afirmar:
I – Os atravessadores, que largam os navios encalhados, são os únicos responsáveis por alimentar essa cadeia de trabalho semi-escravo e de contaminação do meio ambiente.
II – O governo tem responsabilidade pelas implicações negativas desse processo porque deveria impor leis severas para evitar o trabalho semi-escravo e a poluição do meio ambiente.
III – As empresas, proprietárias dos navios velhos, não devem ser responsabilizadas pelas consequências negativas dos trabalhos nesses estaleiros, pois não foram elas que encalharam os navios.

É correto o que se afirma em:
(    ) II e III, apenas.
(    ) I, apenas.
( x ) II, apenas.
(    ) I e III, apenas.
(    ) I, II e III.


Questão – 00287.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.