A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a:
( ) Articulação de polos produtores para exportação.
( ) Criação de infraestrutura para atividade industrial.
( ) Integração de pequenas propriedades policultoras.
( x ) Valorização de regiões de baixas densidades demográfica.
( ) Promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
Questão – 00365.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a:
( ) Articulação de polos produtores para exportação.
( ) Criação de infraestrutura para atividade industrial.
( ) Integração de pequenas propriedades policultoras.
( x ) Valorização de regiões de baixas densidades demográfica.
( ) Promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
Questão – 00365.
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