A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela:
( ) Retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
( ) Demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
( ) Presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
( ) Aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
( x ) Predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
Questão – 00352.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela:
( ) Retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
( ) Demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
( ) Presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
( ) Aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
( x ) Predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
Questão – 00352.
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