sábado, 13 de junho de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 12 – Questão - 5.

A cultura condicionada a visão de mundo do homem – Ruth Benedict escreveu em seu livro O Crisântemo e a Espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento em botânica – de um amontoado confuso de árvores, dos mais diversos tamanhos e com uma variedade de tonalidades de verde. A visão que um índio Tupy tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais têm um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal e amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas bem definidas. (LARAIA,2014). Este tema irá direcioná-lo para que tenha uma interpretação reflexiva sobre o seu significado.

Portanto, peço que leia com atenção e responda abaixo qual a alternativa está CORRETA.
(    ) A visão de mundo depende de como este mundo se apresenta para quem o está observando no momento histórico e cultural de toda a comunidade social a que ele pertence.
( x ) A visão de mundo depende do estágio de observação, que povos, de culturas diferentes vêem e decodificam as mesmas coisas.
(    ) Para um índio Tupy, uma orientação pode ser dada pela observação das edificações constantes do ambiente pré-determinado pelo restante da tribo.
(    ) Para um índio Tupy o mundo vegetal é um ambiente constituído de um conjunto desordenado, onde tudo parece obedecer a uma cadeia evolutiva.
(    ) A visão de mundo, é determinada pelo estado de espírito coletivo de uma cultura.


Questão – 00179.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.