domingo, 7 de junho de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 10 – Questão -4.

Em 1901, Euclides da Cunha preparou o material necessário para a conclusão do livro Os Sertões, que seria publicado no ano seguinte. Naquela ocasião, pareceu-lhe necessário fazer uma advertência ao leitor de que as personagens que seriam ali retratadas, como o “jagunço destemeroso, o tabaréu ingênuo e o caipira simplório” deveriam ser consideradas figuras em extinção, representantes que eram de uma tradição que se esvanecia diante de uma “verdade” considerada implacável pelo autor, a de que a civilização haveria de superar a barbárie (Cunha, 1996, p. 8). A Guerra de Canudos, retratada num texto de enorme repercussão, rapidamente tornou-se um marco simbólico. Mais do que um livro-reportagem, o épico Os Sertões passou a ser citado como uma fundação argumentativa exemplar da identidade nacional. (LARAIA, 2014).

( x ) Inúmeros textos históricos, sociológicos, antropológicos e literários quiseram revelar a distância entre o país que se conhecia e o país ainda deveria ser conhecido, ambos o mesmo Brasil.
(    ) Em boa parte do século XX, quiseram mostrar que o país precisava mudar sua política educativa.
(    ) Mesmo que o cientificismo evolucionistas e intocáveis estereótipos de raça, o país era apresentado como o berço da civilização.
(    ) Euclides reclamava da falta de unidade racial e não da existência de unidade política voltada para a educação e saúde pública.
(    ) Para Euclides da Cunha o que importava era a aplicação das leis contra o aumento dos crimes.


Questão – 00154.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.