Uma revista lançou a
seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua
casa?”. As pessoas mais espertas diriam
provavelmente
que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais,
dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que
consigam encontrar maneiras de entrar em seus softwares. Essas companhias
frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug – o
suficiente para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As
empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos
mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos
mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”,
afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa. Mas os programas não
estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensas
devem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar as
pessoas a encontrar as falhas. E também há a questão de double-dipping – a
possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade
e, então, vender a informação sobre o mesmo bug para compradores maliciosos.
Disponível em:
<http://pcworld.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).
Considerando o texto acima, infere-se que:
Considerando o texto acima, infere-se que:
( ) Os caçadores de falhas testam os
softwares, checam os sistemas e previnem os erros antes que eles aconteçam e,
depois, revelam as falhas a compradores criminosos.
( ) O uso das tecnologias digitais de
informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação
entre os usuários de serviços das empresas de tecnologia.
( ) A maneira como as empresas de tecnologia
lidam com a prevenção contra ataques dos cibercriminosos é uma estratégia muito
bem-sucedida.
( )Os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.
( )Os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.
( x ) Os usuários de serviços de
empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos
pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.
Questão –
00190 .
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