sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Desafio Nota Máxima – Lista 28 – Questão – 7.

O Padre José de Anchieta (1534-1597), ao contrário de Heródoto, surpreendeu-se com os costumes patrilineares dos índios Tupinambás e escreve aos seus superiores: "O terem respeito às filhas dos Irmãos é porque lhes chamam de filhas e nessa conta as têm e, assim neque fornicarie as conhecem, porque têm para si que o parentesco verdadeiro vem pela parte dos pais, que são agentes; e que as mães não são mais que uns sacos, em respeito aos pais, em que se crião as crianças, e por esta causa os filhos dos pais, posto que sejam havidos de escravas e contrarias cativas, são sempre livres e tão estimados como os outros; e os filhos das fêmeas, se são filhos de cativos os têm por escravos e os vendem e, às vezes matam e comem, ainda que sejam seus netos, filhos de suas filhas e, por isto também usão das filhas das irmãs sem nenhum ad copulan, mas não que haja obrigação e nem o costume universal de as terem por mulheres verdadeiras mais que as outras, como dito é.
(Roque de Barros Laraia, 2014).

Qual a resposta correta de 1 a 5?
(    ) O Padre José de Anchieta, como Heródoto se surpreendeu porque somente nas tribos bárbaras germânicas isso aconteceu.
(    ) O Padre José de Anchieta se surpreendeu porque, nas comunidades tupinambás, a mulher era tido como um ser sagrado, não sendo permitida a sua posse para desejos sexuais.
( x ) O Padre José de Anchieta se surpreendeu com os costumes dos índios Tupinambás, por esses acharem que as mães não são mais que uns sacos em que se criam as crianças.
(    ) O Padre José de Anchieta se surpreendeu com fé que os índios Tupinambás tinham no cristianismo.
(    ) O modo de vida dos índios Tupinambás demonstrava sua evolução social, e que, portanto. deixou Padre José de Anchieta muito surpreso.


Questão – 00498.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, exponha neste espaço sua opinião.